Ingredientes:
2 filés de trutas
1 tomate
1 cebola média
Farinha de trigo
Folhas frescas de manjerona
Folhas frescas de tomilho
Folhas frescas de alecrim
2 batatas médias
Azeite de oliva
Noz moscada
Açúcar
Sal
Preparo:
Eu começo pelas batatas. Lavo, descasco, corto em palitos e cozinho em água e sal por apenas 8 minutos em fogo leve. Despejo numa peneira, passo água gelada para interromper o cozimento, escorro, seco e levo para uma panela elétrica do tipo air-frayer com um tracinho de azeite e sal. Ligo e marco 30 minutos para que fiquem douradas. Depois de já estarem douradas, adiciono as folhas de alecrim e deixo apenas mais alguns minutos.
Enquanto isso tempero os filés de trutas com sal e noz moscada ralada na hora. Reservo.
Descasco a cebola, lavo junto com o tomate, corto a cebola ao meio, o tomate em 4 e levo a uma sartén antiaderente de frisos aquecida com azeite.
Salpico as partes com açúcar e sal.
Deixo que percam bastante água até que ganhem um dourado marcante.
Numa outra sartén antiaderente entro com um traço de azeite, aqueço bem e entro com os filés com o lado da pele virado para cima por uns 2 ou 3 minutos. Viro com a pele para baixo e deixo por outros 2 ou 3 minutos.
Montagem:
Acomodo duas folhas de manjerona em cada prato, a meia cebola, 2 quartos do tomate, o filé de trutas e uma boa porção de fritas fazendo a união dos elementos
Decoro com folhas de tomilho, rego com um traço de azeite e sirvo imediatamente.
Dica do Chef: Eu prefiro usar noz moscada por achar que é mais compatível com a suavidade da carne das trutas, mas é claro que você pode usar a pimenta do reino. Se fizer essa opção tomo a liberdade de sugerir que seja a pimenta-do-reino branca.